loading gif
Loading...

Luigi Pirandello


1867 - 1936

Biografia

Luigi Pirandello (1867-1936) nasceu em Girgenti, na Sicília. Estudou Filologia em Roma e em Bona.Autor de uma obra vasta, Pirandello escreveu diversos romances que foram compilados sob o título de Novelle per un anno (15 vols., 1922-37). Dos seus seis romances, os mais conhecidos são Il fu Mattia Pascal (1904), I vecchi e i giovani (1913), Si gira (1916), e Uno, nessuno e centomila (1926).
É no teatro que Pirandello detém uma vasta obra. Escreveu um vasto número de dramas que foram publicados, entre 1918 e 1935 e compilados em Maschere nude (Máscara nua). Este título é programático. Pirandello está sempre concentrado no problema da identidade. O eu existe para Pirandello apenas em relação aos outros; consiste na mudança de facetas que escondem um abismo inescrutável. Numa peça como Cosí é (se vi pare) (1918), duas pessoas detêm percepções contraditórias sobre uma terceira pessoa. A protagonista de Vestire gli ignudi (1923) tenta firmar a sua identidade ao assumir diversas identidades; gradualmente apercebe-se da sua verdadeira posição na ordem social e no fim morre «nua», sem máscara social, aos seus próprios olhos e dos amigos. Similarmente em Enrico IV (1922) um homem supostamente louco imagina que é um imperador medieval, e a sua imaginação e a realidade são estranhamente confusas. O conflito entre ilusão e realidade é central em La vita che ti diedi (1924). A análise e dissolução de um eu unificado é levado ao extremo em Sei personaggi in cerca d'autore (1921) onde o próprio palco, o símbolo da aparência versus realidade, é o centro da peça.
As atitudes expressas em L'Umorismo (1908), uma das primeiras peças, são fundamentais em todas as peças de Pirandello. Luigi Pirandello faleceu a 10 de Dezembro de 1936.



Livros escritos por Luigi Pirandello





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal