Loading...

Adolfo Luxúria Canibal


Biografia

Adolfo Luxúria Canibal é o pseudónimo artístico de Adolfo Morais de Macedo, nascido na cidade de Luanda, em Angola. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, exerceu a advocacia nesta cidade até 1999 e é consultor jurídico no Instituto da Conservação da Natureza. Na qualidade de especialista em Direito do Ambiente foi orador convidado em diversos congressos e seminários, portugueses e estrangeiros, e professor em cursos de formação, de pós-graduação e de mestrado. Integrou de 1993 a 1999 um Grupo de Peritos Jurídicos da Convenção de Berna, junto ao Conselho da Europa, em Estrasburgo.

Fundador, vocalista e letrista dos grupos Auaufeiomau (1981/84) e Mão Morta (desde 1984), com quem gravou 9 álbuns, como “Mutantes S.21” (1992) ou “Primavera de Destroços” (2001), concebeu espectáculos multi-média, como “Rococó, Faz o Galo” (1983) ou “Müller no Hotel Hessischer Hof” (1997), este baseado nos poemas do dramaturgo alemão Heiner Müller, e um espectáculo de “spoken word“ para o Festival FalaDura (1999). Participou ainda como actor na série para televisão “O Dragão de Fumo” (1998/99).
Colaborador convidado de grupos como Pop Dell’Arte, Santa Maria Gasolina Em Teu Ventre, Golpe de Estado, Mécanosphère, Clã, Wray Gunn ou Moonspell, participou em diversos espectáculos e na gravação de 8 discos, como “Free Pop” (1987), dos Pop Dell’Arte, ou “O Verbo” (1996), dos Diva.

Autor de textos dispersos por jornais e revistas, teve uma coluna de opinião no semanário “O Independente“ (1999), mantém uma crónica semanal na Radiodifusão Portuguesa – Antena 3 e é, desde 2000, correspondente do jornal “Blitz”. Editou o livro de poesia “Rock & Roll” (1984).
Foi ainda autor e locutor de programas de rádio, na Rádio Activa (Braga) e na RUT - Rádio Universidade Tejo (Lisboa), no tempo da pirataria radiofónica.
Actualmente vive em Paris.



Livros escritos por Adolfo Luxúria Canibal





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal