loading gif
Loading...

Stênio Gardel


Biografia

Com esta estreia, o escritor foi não só finalista do mais tradicional galardão literário do Brasil, o Prémio Jabuti, como conseguiu o feito inédito para a literatura brasileira de vencer o National Book Award, um dos mais conceituados prémios de literatura dos Estados Unidos, na categoria de tradução, com o título The words that remain.

A palavra que resta disputou o prémio, que foi anunciado na quarta-feira passada, com outras nove obras originalmente escritas em árabe, holandês, francês, alemão, coreano e espanhol.

Em “A palavra que resta”, Stênio Gardel explora o poder universal da palavra escrita e da linguagem, e como estas afetam todos os relacionamentos humanos. De acordo com o júri do National Book Award, este romance é uma exploração do desejo ‘queer’, da violência e da vergonha, e do poder transformador da palavra escrita.

“Ao crescer como um garoto ‘gay’ no interior do nordeste do Brasil, era impossível pensar ou sonhar em tamanha honra. Mas ao estar aqui nesta noite, como um homem ‘gay’, recebendo este prémio por um romance sobre a história da jornada de outro homem ‘gay’ rumo à autoaceitação, eu gostaria de dizer a todos que já se sentiram em desacordo consigo mesmos, que o seu coração e o seu desejo são verdadeiros, e você merece, como qualquer outra pessoa, ter uma vida completa e alcançar os seus sonhos”, disse o escritor, no discurso de aceitação, citado pela imprensa brasileira.



Livros escritos por Stênio Gardel





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal