Loading...

Günter Grass


1927

Biografia

Günter Grass (1927, Alemanha). Foi poeta, romancista, argumentista e escultor. Educado em Danzig Volksschule e Gymnasium, aos 16 anos integrou a juventude hitleriana chegando a ser detido na Checoslováquia.
Em 1948 Grass estudou pintura e escultura na Academia de Arte Düsseldorf. Estudou ainda de 1953 a 1955 na State Academy of Fine Arts, em Berlim. De 1956 a 1960 trabalhou como escultor e escritor em Paris. Em 1956 escreveu o primeiro romance «O Tambor», aclamado pela crítica e traduzido em onze línguas. Os seus outros trabalhos da década de 50 foram essencialmente peças para teatro, pouco conhecidas do grande público.
«O Tambor» foi a primeira parte da trilogia «Danzig», que continuou com o conto «Katz und Maus» (1961, Cat and the Mouse). A terceira parte desta trilogia tomou forma no romance «Hundejahre» (1963, Dog Years).
Depois de ter atingido a fama com esta trilogia, Grass dedicou-se à actividade política. Trabalhou como escritor "fantasma"
do líder social-democrata Willy Brandt, que foi eleito chanceler em 1969-74. As suas posições políticas viriam a ser demonstradas nas obras «Évidences Politiques», «Journal d'un Escargot», «Les Enfants par la Tête» e «Propos d'un Sans-Patrie».
Em 1986, Grass escreve «Dïe Rattin» (The Rat). «Uma Longa História», o seu último romance foi considerado o acontecimento literário de 1995, que o consagrou como um dos maiores escritores alemães do seu tempo. O auge do seu percurso literário culminou com o 'Prémio Nobel da Literatura', atribuído em 1999.



Livros escritos por Günter Grass





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal

Subscreva a Newsletter do Portal da Literatura

e receba os destaques e as novidades no seu e-mail.