loading gif
Loading...

Robert Louis Stevenson


Biografia

Filho único de um próspero engenheiro civil, nasceu em Edimburgo no dia 13 de Novembro de 1850. Ingressa, com 17 anos, na Universidade de Edimburgo para seguir a tradição de estudos de Engenharia existente na sua família mas, mais tarde, o seu pai consente que estude Direito. Em 1875 é chamado para a barra do tribunal, mas nunca chega a advogar.
Em 1876, Stevenson conhece Fanny Osbourne, uma americana que, na altura, estava separada do marido. Esta relação não foi bem aceite pelos seus pais, mas ele não desiste e três anos depois segue Fanny até à Califórnia. A viagem foi atribulada e, talvez por esse motivo, serviu de fonte de inspiração para alguns dos seus escritos. Fanny e Robert casam no início de 1880 e regressam à Escócia para se reconciliarem com os pais.
Por conselho médico (sofria de tuberculose), muda-se com a mulher e o enteado para a Suíça, onde vive durante um ano. Regressa à Escócia, mas o clima só prejudica o seu estado de saúde, e é obrigado a mudar-se novamente, desta vez para o Sul de França. Os anos seguintes foram passados à procura de um clima que não agravasse a sua doença, até que finalmente se fixou com a família em Samoa, no ano de 1892. Foi aí que morreu no dia 3 de Dezembro de 1894, vítima de uma hemorragia cerebral.
Era poeta, ensaísta, autor de romances e livros de viagens, mas o livro que o imortalizou foi A Ilha do Tesouro, publicado em 1883.



Livros escritos por Robert Louis Stevenson





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal