loading gif
Loading...

João Paulo Borges Coelho


Biografia

De seu nome completo João Paulo Constantino Borges Coelho, nasceu no Porto em 1955, filho de pai transmontano e mãe moçambicana, cedo foi viver com os pais para Moçambique, adquirindo a nacionalidade deste país.

Estudou em Moçambique, obtendo posteriormente um Doutoramento em História Económica e Social conferido pela Universidade de Bradford (Reino Unido) e uma Licenciatura em História conferida pela Universidade Eduardo Mondlane de Maputo, em Moçambique.

Acima de tudo, João Paulo Borges Coelho é um historiador. Ensina História Contemporânea de Moçambique e África Austral na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, e, como professor convidado, no Mestrado em História de África da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem-se dedicado à investigação das guerras colonial e civil em Moçambique, tendo publicado vários textos académicos em Moçambique, Portugal, Reino Unido, Espanha e Canadá.

Como escritor, estreou-se na ficção com &lsquoAs Duas Sombras do Rio&rsquo em 2003. Foi o vencedor do Prémio José Craveirinha, de 2005, atribuído em 28 de Março de 2006, com o seu livro &lsquoAs Visitas do Dr. Valdez&lsquo. Moçambique é o principal pano de fundo de todo o seu trabalho de ficção.

Foi galardoado com o Prémio Leya, no segundo ano da sua atribuição, pelo romance "O Olho de Hertzog". O prémio foi anunciado a 13 de Outubro de 2009.



Livros escritos por João Paulo Borges Coelho





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal