loading gif
Loading...

Sinopse

Em março de 1946, num carro com motorista, Giulia Masca regressa a Borgo de Dentro. Quarenta e seis anos antes, sozinha, grávida e sem dinheiro, despedira-se de Itália e da miséria para embarcar num vapor rumo a Nova Iorque. Foi o fim de uma época, a do frio entranhado nos ossos, dos confrontos com os patrões na fiação onde trabalhava desde criança, do azedume e das pragas da mãe. Perdida nas multidões de Manhattan, entre os arranha-céus e o bulício das ruas, Giulia começou uma nova vida.
A mulher que agora regressa tem um marido, um filho e um império de pequenos negócios. A América realizou o sonho prometido. Mas o passado continua a assombrá-la. O que será feito da sua mãe, Assunta? Da sua amiga Anita Leone e da sua tempestuosa família? O que terá acontecido a Pietro Ferro, o noivo que Giulia abandonou sem uma palavra de explicação, quase meio século antes?
Durante a sua ausência, as colinas em redor de Borgo de Dentro e os seus habitantes foram protagonistas de duas guerras mundiais, do advento do fascismo e da luta pela libertação. De batalhas, amores e esperanças. Giulia não terá outra escolha senão encarar esses lugares e rostos com um novo e mais profundo olhar, se quiser reconciliar-se com o passado e com a traição que determinou o seu destino.
 Raffaella Romagnolo compõe um romance magistral, sobre uma mulher arrojada que nunca esqueceu as suas raízes, porque nem mesmo um oceano as pode diluir. Esta é a história dos que partem mas também dos que ficam. A história da Itália do século XX.

Comentários


A mostrar os últimos 20 comentários:

Ana Soares , 27/10/2023 11:51

Um romance deslumbrante, elevado por uma sublime forma de escrever

Destino é um livro brilhante. O detalhe das descrições dos espaços, a associação dos aromas aos acontecimentos, o carinho com que a história de Giulia é contada tornam a leitura deste livro uma verdadeira aventura. A progressão da história é feita sem barreiras. Transita entre personagens e momentos no tempo sem mudanças claras e óbvias, de forma impercetível ao leitor, mas sem que comprometa a compreensão: pelo contrário, a linha ténue entre acontecimentos facilita a leitura.
A narrativa cruza a história política da Itália com a aceitação ou questionamento do Destino a que cada personagem está condenada.
É um daqueles livros que só fechamos quando chegamos ao fim!

0 0

Avaliações

Ana Soares avaliou com .

Favoritos

Ana Soares adicionou aos favoritos
João Leal adicionou aos favoritos

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal