![A Minha Amiga Anne Frank A Minha Amiga Anne Frank](assets/files_livros/11357.webp)
Sinopse
Em 1933, Hannah Pick-Goslar e sua família fugiram da Alemanha nazi acabando por ir viver para Amesterdão, onde ela estabeleceu uma estreita amizade com a sua vizinha, uma divertida jovem chamada Anne Frank. Durante vários anos, foram amigas inseparáveis desfrutando de uma infância despreocupada de brincadeiras, noites em casa uma da outra e guloseimas com as outras crianças no bairro de Rivierenbuurt. Mas, em 1942, a vida de Hannah e Anne mudou abruptamente para sempre. À medida que a ocupação nazi de Amesterdão avançava, Anne e a família Frank aparentemente desapareceram, deixando para trás camas desfeitas e pratos por lavar no lava-louças, mas nenhum vestígio do precioso diário de Anne. Separada, sem aviso prévio, da sua querida amiga, Hannah ficou atormentada com o destino de Anne, imaginando se ela, por algum milagre, teria conseguido escapar do perigo.
Neste tão esperado livro de memórias, Hannah Pick-Goslar partilha a incrível história da sua infância durante o Holocausto, desde a introdução de leis antijudaicas em Amesterdão, ao desaparecimento gradual de colegas e, mais tarde, da família Frank, à prisão da própria Hannah e da sua família no campo de concentração de Bergen-Belsen.
Ao relatar as experiências da sua própria vida durante e após a guerra, Hannah lança um olhar sobre o que inúmeras crianças sofreram às mãos do regime nazi, e oferece-nos um retrato íntimo e nunca antes lido da vítima mais conhecida do Holocausto. Culminando num surpreendente reencontro fatídico, A Minha Amiga Anne Frank é a história profundamente comovente da infância e da amizade durante um dos períodos mais sombrios da história mundial.
Extras
«A história de Hannah finalmente completa o que Anne não pode concluir. É tão desolador quanto defensor dos valores e atitudes mais importantes na vida, e precisamos da sua verdade agora mais do que nunca.»
Edith Eger, autora de O Que Aprendi em Auschwitz e A Bailarina de Auschwitz
«Um relato profundamente comovente. Um contributo imensamente valioso não apenas para o nosso conhecimento de Anne Frank, mas para a memória do próprio Holocausto.»
Dave Rich, autor de Everyday Hate
«Uma história extraordinária de amor, de perda e do poder da amizade nos momentos mais sombrios. Este livro, tal como a sua autora, é um elemento essencial para a vida de Anne Frank.»
Jack Fairweather, autor vencedor do Prémio Costa de O Voluntário
«Um livro de memórias comovente sobre amizade, perda e sobrevivência. Ao contar a sua história de vida, Hannah Goslar presta homenagem à sua melhor amiga Anne Frank e aos milhões de outras pessoas que não sobreviveram ao Holocausto. Mas também nos mostra como preservarmos a nossa humanidade perante o mal.»
Ronald Leopold, diretor-executivo da Casa-Museu Anne Frank
«Tão notável quanto a história de Anne Frank. Hannah deixou-nos uma joia preciosa.» Jon Sopel, autor de A Year At The Circus - Inside Trump's White House «Um dos livros mais comoventes, profundos e importantes que já li.»
Rangan Chatterjee, apresentador do podcast Feel Better, Live More