
Sinopse
Victoria, de Paloma Sánchez-Garnica, venceu o prémio Planeta 2024 e leva o leitor numa viagem extraordinária ao passado de Berlim, Alabama e Nova Iorque durante a Guerra Fria.
Aclamada como uma das grandes vozes da literatura contemporânea em Espanha, Paloma Sánchez-Garnica oferece-nos em Victoria, publicado pela Porto Editora, um retrato do impacto na vida das pessoas que sofreram na pele as consequências de um dos períodos mais conturbados da História contemporânea.
Em plena Guerra Fria, Victoria Kiesler vê-se enredada numa intrincada teia de segredos e espionagem que ditarão os seus passos e o seu futuro. O romance transporta-nos desde Berlim até aos Estados Unidos, retratando o ambiente social instável vivido dos dois lados do Atlântico. De um lado, uma Europa dividida no pós-Segunda Guerra Mundial, e do outro um país marcado por leis racistas, pela Ku Klux Klan e pela caça às bruxas pelos anticomunistas.
Tendo por base um rigoroso trabalho de documentação e pesquisa, esta obra é mais uma demonstração do talento da escritora para construir romances que entrelaçam, de forma magistral, a ficção com a realidade histórica.
Esta narrativa envolvente com personagens marcantes e profundamente humanas – traço distintivo do estilo inconfundível da autora – promete cativar tanto os leitores já familiarizados com Paloma Sánchez-Garnica, conhecida também pelo sucesso Últimos Dias em Berlim, como aqueles que agora se deixam encantar pela sua escrita.