loading gif
Loading...

O Rio Secreto



Sinopse

Depois de uma infância de miséria e criminalidade nas ruas de Londres, William Thornhill é deportado, em 1806, para a Austrália, na sequência do furto de uma carga de madeira que prometia aliviar a pobreza da sua família. Aí cumprirá uma pena perpétua.

Com a família a seu cargo num território estranho, Thornhill vê a deportação como uma sentença de morte. Mas na comunidade de condenados, há rumores de que é possível comprar a liberdade e começar de novo. Acima de tudo, Thornhill reconhece que esta paisagem é capaz de refazer um homem.

Longe de Sydney, ao longo do rio Hawkesbury, Thornhill encontra homens que tentaram fazê-lo: Blackwood procura reconciliar-se com a nova terra e Smasher Williams encarna a brutalidade e a degeneração do novo mundo.

Longe dos bairros degradados de Londres, Thornhill deixa-se deslumbrar pelo vasto horizonte Australiano, pela beleza selvagem e arrebatadora desta nova terra, que é afinal uma terra de oportunidades. Finalmente, consegue instalar-se num local fértil, à beira-rio, onde lhe é permitido sonhar com a felicidade e a abundância.

O único problema é que este território já está ocupado – é o território do povo Darug há mais de 30 000 anos. Apanhado no vórtice de desconfiança e violência entre colonizadores e colonizados, William será obrigado a tomar a grande decisão da sua vida: de que lado ficar.

Um magnífico romance histórico acerca das escolhas difíceis, tantas vezes cruéis, com que pioneiros e colonizadores se debateram, e que levanta questões, afinal tão actuais, como o choque de culturas, a suspeita em relação ao Outro e a crença na supremacia branca e ocidental.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal