loading gif
Loading...

Sinopse

Que Deus é esse que toma a mulher de um homem honrado e nela deposita a sua semente?
O romance de estreia do autor de "Sinto Muito".

Esta é a história de José, pai de Jesus – na fulgurante estreia na ficção de Nuno Lobo Antunes.

Do alto de um outeiro, à sombra da figueira em que Judas se enforcou, São José contempla toda uma vida – a sua, que hoje chega ao fim. É ali que ele irá morrer, naquele pedaço de chão árido, de onde se avista Jerusalém. Faltam-lhe as forças, pesam-lhe os anos, os remorsos, a dúvida. E a raiva também, pois apesar de ter cumprido os preceitos da Lei, foi-lhe negada a paz de espírito. Assim entendeu o Criador, que tomou como Sua a mulher que lhe estava prometida, e nela plantou a semente de um filho bastardo – Jesus.
José não compreende esse Deus, que põe e dispõe dos homens. Questiona o Criador que não respeita a obra criada, que nega o livre arbítrio, que envia o filho à terra e o deixa morrer na cruz, como um ladrão. Por isso hoje, entre o nascer e o pôr do sol, o carpinteiro vai armar-se de razões, e julgar quem de tudo deveria ser juiz.
"Em Nome do Pai" é uma extraordinária obra de ficção, que ilumina uma das personagens menos conhecidas da Bíblia. O pai de Jesus, que nas sagradas escrituras pouco passa de uma nota de rodapé, tem agora uma história, um passado. E um corpo de chocante carnalidade, atormentado pelo desejo, por uma mente demasiado lúcida para aceitar como boas as palavras do Senhor.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Avaliações

Manuela Santos avaliou com .

Outros livros de Nuno Lobo Antunes

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal