loading gif
Loading...

O Judeu



Camilo Castelo Branco

Última edição: 2016
Edição original: 1866
E-Primatur

Sinopse

António José da Silva, conhecido como "o judeu", apesar de praticamente esquecido nos nossos dias foi um dos maiores dramaturgos da literatura portuguesa. A sua vida inspirou várias obras literárias entre as quais este romance histórico de Camilo.

Nascido no Rio de Janeiro, António José da Silva estudou na Universidade de Coimbra e tornou-se rapidamente o mais conhecido dramaturgo do império. As suas obras teciam críticas à corrupção e aos falsos valores e o seu sucesso combinava com o incómodo das temáticas o inadmissível facto de levar mais gente ao teatro do que à missa. A vida do dramaturgo terminou aos 34 anos numa fogueira da Inquisição depois de vários precalços e confrontos com as autoridades religiosas.

O romance de Camilo vai muito para lá da história propriamente dita de António José da Silva seguindo a saga da sua família desde que chegou a Portugal àquele momento decisivo. Grande saga familiar que atravessa séculos, O Judeu de Camilo castelo Branco, é um romance histórico inovador no quadro da literatura europeia e um líbelo pela igualdadee liberdade de expressão.

De certa forma Camilo defende na figura do judeu, a necessária liberdade do artista para poder intervir pelas suas criações numa realidade que de outra forma ficaria imutável. Por outro lado denuncia o quadro de anti-semitismo europeu que se foi agravando ao longo do século dezanove para culminar no século XX no holocausto.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Avaliações


Voltar

Faça o login na sua conta do Portal