Sinopse
Em Metade da Vida somos apresentados à figura de Willie Somerset Chandran. Fruto da infeliz união entre um pai brâmane (sempre em confli-to com a vida) e uma mãe de casta inferior, Willie está desejoso de encon-trar um caminho que o conduza à sua própria vida, afastando-o daquela em que nasceu – triste, deslocada e sem esperança. Um dos antigos conhe-cimentos do pai arranja-lhe uma bolsa de estudo em Londres e um quarto onde se hospedar. Aí chegado, sem saber nada do mundo e da cidade e sem conhecer ninguém, Willie anda à deriva pelas comunidades boémias e de imigrantes.
Pouco ou nada em Londres, no fundo, o faz sentir-se mais inteiro e real. É apenas quando tem a primeira experiên-cia amorosa que sente uma possibilidade de completude. Seguirá a sua primeira paixão para um país africano de língua portuguesa (talvez Moçambique), onde viverá quase duas décadas. Ainda assim, continua a sentir que a vida que vive não é a sua e que aquilo que tomou por um grande amor provavelmente não foi senão o apego desespera-do que decorre de uma grande solidão e insegurança.
Extras
«Um romance precioso, um tesouro clássico que não brilha num primeiro relance, mas que se torna incandescente no momento em que nele mergulhamos.»
Berliner Zeitung
«Uma pequena obra-prima e uma poderosa destilação do trabalho do autor até ao momento. O senhor Naipaul dota a sua história com a força e a elevação de uma fábula.»
Michiko Kakutani
«Uma escrita com um nível de graça e subtileza fora do alcance da maioria dos escritores. Naipaul construiu um mundo sombrio de desconforto e de anseio do qual, paradoxalmente, o leitor não quererá escapar.»
Daily Mail