loading gif
Loading...

Notícias



Novidades editoriais Caminho para Maio

29 Abr, 2021

Conheça aqui as novidades da Caminho para o mês de Maio.

HÍFEN, Patrícia Portela (romance) - (nas livrarias a 4/5)

«Flandia, o avesso desalinhavado de uma possibilidade hifanada. A discussão sobre o sexo dos anjos enquanto os portões cedem aos cavaleiros do Algoritmo.»

Trata-se quase de uma distopia, feroz, numa sociedade doente que se considera feliz, doente, e onde as crianças que aprendem a ler... 
Hífen. um texto que, sendo de uma grande diversidade, tem do princípio até ao fim uma grande unidade e uma grande coerência, por um lado, e uma grande força. Quer quando se fala do amor de uma mãe por uma filha, e aqui chega-se a sentir um estrangulamento na garganta, quer quando Ofélia se dirige ao marido morto, e aqui sentimo-nos identificados com aquele sentimento de saudade, quer quando se evoca a luta por um mundo melhor, quer quando se grita contra a injustiça e contra o absurdo de um mundo onde nos sentimos muito bem desde que abdiquemos do essencial, isto é, do sal da vida. E já no fim, quando a resignação e o suicídio se confrontam como os dois destinos possíveis, a solução encontrada me parece a melhor: mesmo que não lhe encontremos um sentido, a vida é sempre a melhor solução.                                                                                     

Zeferino Coelho

ANGOLA, MISSÃO (IM)POSSÍVEL, de José Francisco Rica (não ficção) (nas livrarias a 4/5)

O autor fez parte do Batalhão de Artilharia 6221/74, que, na sequência da Revolução do 25 de Abril de 1974, se deslocou a Angola para assegurar o processo de descolonização até à independência na sequência dos Acordos de Alvor, que reuniu o Estado português e os Movimentos de Libertação. 
Foi este batalhão, mal preparado e com diretivas pouco concretas, que se veio a confrontar com os múltiplos problemas da descolonização e que constituiu a Força de Integração de paz que deveria gerir a beligerância dos três Movimentos então em presença: o MPLA, a UNITA e a FNLA. Foca também a ponte aérea que se estabeleceu entre Angola e Portugal para o transporte dos milhares de portugueses que então regressaram à metrópole.
O livro conta ainda com inúmeros documentos e fotografias da época, além de prefácios do general Joaquim Chito Rodrigues, general Pedro Pezarat Correia e Miguel Pessoa, militar miliciano daquele batalhão.

 

O INCESTO REAL, de Júlio de Almeida (romance) (nas livrarias a 25/5)

Eu não invento nada! Sou eu quem constrói a veracidade. Tu estavas presente quando D. Pedro se aconchegou à Maria da Graça? Alguém presenciou essa cena? E houve algum relato, para além das especulações na cozinha do convento? Só existe aquilo que vocês veem? Claro que não! Eles não tinham qualquer testemunha como companhia, a tal que, como tu, só relata os factos por si vividos, os episódios, como vós dizeis. Mas eu, o Tempo, estive antes, estava lá quando tudo aconteceu e estarei ainda quando tudo já estiver terminado para uns e continuar com outros.
Júlio de Almeida empresta-nos, mais uma vez, o seu olhar satírico, despretensioso e divertido. Depois de Vaicomdeus SARL (2006), este romance traz histórias dentro de estórias e apresenta um longo afluente do que também foi - ou teria sido - a História de alguns angolanos. As margens da vida misturam-se como as margens de um rio, muitos nascimentos e mortes se dão para que o destino e o tempo possam separar ou juntar gentes do sul do mundo com as do norte. E vice-versa. Cruzando os séculos, narradores e uma vasta rede de possibilidades, o autor joga com os laços e armadilhas da vida para nos oferecer uma outra história de uma certa Angola.

 

SAIR DA ESTRADA,  de Paulo Dentinho (nas livrarias a 1/6)

(bastidores de reportagens) 

«São 13 histórias que se leem de um fôlego. Para que a memória não se apague e as tragédias não sejam esquecidas.»

Teresa de Sousa

«Numa escrita rápida, direta e eficaz, própria do jornalismo, Paulo Dentinho aborda os acontecimentos que testemunhou partindo dos

bastidores das reportagens.»

José Manuel Barata-Feyo

«Sair da Estrada é um livro de descobertas.»

Mário Zambujal

 

OFICINA DO LIVRO

O MEL DA DEUSA, de Marta Azevedo - Tamar (nas livrarias a 4/5)

Desenvolvimento pessoal 

Tamar é terapeuta de desenvolvimento pessoal e sexualidade feminina há vários anos e na sua consulta acompanha mulheres de várias faixas etárias, desde pré-adultas até mulheres na menopausa. Com o seu projeto O Mel da Deusa consegue, através das redes sociais falar para centenas de mulheres sobre as questões mais prementes:  os seus ciclos, o prazer feminino, a autodescoberta, de situações de abuso, de violência e de afirmação feminina.
Neste livro vamos encontrar todos os assuntos que uma mulher ao longo das várias fases da vida, enfrenta e desfruta, ganhando assim ferramentas para viver uma vida mais plena e um prazer máximo e respeito como mulher.
Ser mulher é sê-lo consciente de quem somos. Conhecer o nosso corpo é conhecer-nos a nós.

DIÁRIO DE UM MÉDICO NO COMBATE À PANDEMIA, de Gustavo Carona (nas livrarias 1/6)

Atualidade             

Gustavo Carona já exerceu medicina em situações de máximo desespero, socorrendo populações dilaceradas pela guerra em alguns dos conflitos mais sangrentos do mundo – mas foi no Hospital de Matosinhos, onde trabalha diariamente, que viria a desempenhar a missão mais difícil da sua vida.
Especialista em cuidados intensivos e anestesiologia, o médico portuense traz-nos um testemunho em carne viva sobre a abnegação, o vincado sentido de dever e também o sofrimento dos profissionais de saúde ao longo da pandemia da covid-19. Partindo do seu próprio caso, ao debater-se com a gestão de problemas pessoais, dores físicas constantes e um burnout que não apenas o afastou da sua unidade de cuidados intensivos como lhe trouxe um sentimento de frustração insustentável, Gustavo Carona faz um relato profundamente humano da angústia e do heroísmo de médicos, enfermeiros e auxiliares diante de um inimigo mortal que, além de invisível e desconhecido, não raras vezes pareceu incomensuravelmente mais poderoso do que a resistência mais árdua dos homens e os conhecimentos mais avançados da ciência.

 

CASA DAS LETRAS

FLORES PARA DIA FELIZES, de Maria de Matos (nas livrarias a 11/5)

Lazer 

A casa é cada vez mais o nosso porto seguro 

Com alguma imaginação e os ingredientes certos conseguimos construir mais do que só um arranjo de flores para dar cor, harmonia e calor à nossa casa, ao nosso refúgio. Já imaginou quantos projectos diferentes consegue fazer a partir de flores, plantas, frutos, ervas aromáticas, sementes, galhos? Do quarto à cozinha, com desperdício zero e quase sempre com recurso a matérias eco-friendly, vamos voltar a olhar, em cada uma das estações do ano, para o que nos rodeia com mais interesse e curiosidade?
Flores para Dias Felizes traz-lhe projetos, experiências e, acima de tudo, a receita ideal para passar tempo de qualidade em família. É o livro certo para embarcar no mundo das flores e das plantas sem nunca ficar aborrecido!

 

AQUELES QUE ME DESEJAM A MORTE, de Michael Koryta (nas livrarias a 18/5)

Thriller

Um thriller de tirar o fôlego, que deu origem ao filme aposta da Warner Bros para 2021
Quando Jace Wilson, um rapaz de catorze anos, testemunha um homicídio brutal, é atirado para uma nova vida. Assume uma identidade falsa e esconde-se num programa de sobrevivência na natureza para adolescentes problemáticos. O plano é retirar Jace de circulação enquanto a polícia procura pelos assassinos.
O resultado é o início de um pesadelo. Dois homicidas, conhecidos como os Irmãos Blackwell, eliminam de forma metódica quem quer que se atravesse no seu caminho. Tudo o que sobra entre eles e o rapaz são Ethan e Allison Serbin, responsáveis pelo programa de sobrevivência e Hannah Faber, que ocupa uma solitária torre de vigia e intermináveis quilómetros de inóspitas montanhas do Montana. O tempo está a apertar, as montanhas estão a arder e aqueles que desejam Jace Wilson morto já não estão longe.

 

INFANTIL/JUVENIL

OFICINA DO LIVRO

O VERÃO SECRETO DO ZÉ, de Jack Ryder (nas livrarias a 18/5)

Infantil/juvenil

Junta-te ao Zé e ao seu Bando Secreto numa inesquecível aventura mágica, cheia de humor e ternura, em dois volumes.
O Zé não anda nada entusiasmado com a chegada das férias de verão – o pai trabalha horas sem-fim, por isso tudo o que ele tem à sua espera é uma casa vazia. Mas, quando os traquinas dos vizinhos do lado, os irmãos Bruno e Raul, decidem arrastá-lo para uma aventura, a vida do Zé dá uma reviravolta. Juntos, os três novos amigos decidem explorar a estranha casa abandonada no topo da colina e não tardam a descobrir que, por baixo da hera que cobre as suas paredes, se escondem muitos segredos, entre os quais uma rapariga sem memória.
Se ao menos ela se lembrasse de alguma coisa…

 

TEXTO

UEFA EURO 2020 - LIVRO OFICIAL (nas livrarias a 11/5)

Infantil/juvenil
A 16.ª edição do Campeonato Europeu de Futebol da UEFA terá lugar entre 11 de junho e 11 de julho de 2021, em 12 cidades espalhadas um pouco por toda a Europa, desde Dublin a Bacu e de São Petersburgo a Roma.
O UEFA EURO 2020: O Livro Oficial explora todo o torneio, incluindo uma análise pormenorizada dos países em jogo e as suas hipóteses de êxito; as estrelas que deverão estar nas primeiras páginas dos jornais; e ainda a recordação dos momentos mágicos de mais de 60 anos de competições gloriosas.
Repleto de factos e de estatísticas e com uma tabela para preencher à medida que o torneio decorre, o UEFA EURO 2020: O Livro Oficial é o guia perfeito para acompanhar a maior festa do futebol europeu

UEFA EURO 2020 KIDS
LIVRO DE ATIVIDADES OFICIAL (nas livrarias a 11/5)

Infantil/juvenil
O Livro Oficial de Atividades para os mais pequenos se divertirem enquanto acompanham o Euro 2020
Pega nas canetas e nos lápis e celebra o maior Campeonato Europeu de Futebol da UEFA de sempre. Está na hora de ser criativo!
O Skillzy, a mascote oficial do UEFA EURO 2020, vai acompanhar-te por este espetacular livro de atividades, cheio de labirintos, páginas para colorir, questionários, une os pontos, e muitos outros jogos geniais.
Tens ainda uma tabela que podes preencher para seguires as 24 seleções que procuram a glória na maior competição de futebol deste ano.

UEFA EURO 2020 KIDS
LIVRO DE FACTOS OFICIAL (nas livrarias a 11/5)

Infantil/juvenil
O Guia Oficial para os mais jovens aprenderem e testarem os seus conhecimentos sobre o EURO 2020
Queres tornar-te um especialista no maior Campeonato Europeu de Futebol da UEFA de sempre?
Este GUIA DE FACTOS OFICIAL explica-te tudo sobre o grande acontecimento desportivo do verão, o UEFA EURO 2020.
Com mais de 100 fotografias cheias de ação, este livro analisa as seleções que vão disputar a fase final e apresenta-te as estrelas que prometem iluminar a competição – onde se incluem Kylian Mbappé, Antoine Griezmann, Harry Kane, Eden Hazard, Cristiano Ronaldo e muitos outros. E, como verdadeiro adepto, tens ainda tabelas que podes preencher com os resultados dos jogos e registar tudo o que se vai desenrolando durante o torneio.


GAILIVRO

CHAOS WALKING. A FACA QUE NOS UNE, de Patrick Ness (nas livrarias 1/6)
Prentisstown não é uma cidade comum. Não existem mulheres e desde que os seus habitantes foram infetados com o vírus do Ruído, todos conseguem ouvir, e por vezes ver, os pensamentos dos outros habitantes. O barulho é ensurdecedor e não há forma de se manterem segredos. Todd Hewitt é o único rapaz a viver nesta cidade de homens, falta apenas um mês para deixar de ser adolescente. Ele nunca se encaixou nesta sociedade e sente que há algo de estranho e misterioso em Prentisstown.
Um dia, por acaso, encontra um local em completo e absoluto silêncio, que o coloca em perigo. Todd é forçado a fugir antes que seja tarde demais, mas nessa fuga conhece alguém que não deveria existir: uma rapariga.
Ambos terão de se aliar e correr para se manterem vivos, mas como é possível existir um segredo tão terrível e perigoso? E como poderão sobreviver se os inimigos conseguem ouvir os seus pensamentos?

Comente esta notícia


Ainda não existem comentários para esta notícia.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal