Notícias

Novidades de Outubro - Leya/D.Quixote
DOM QUIXOTE
As Outras Crónicas
António Lobo Antunes DOM QUIXOTE
Quase duas centenas de crónicas publicadas entre 2013 e 2019, na revista Visão, são uma demonstração do poder de observação que o autor tem das pessoas e dos ambientes, do entendimento do mundo e dos homens - do que pode haver de burlesco ou transcendente nas suas vidas -, das relações amorosas ou familiares, dos mistérios da vida e da morte, da literatura, das viagens, dos amigos.
No prefácio a este volume escreve Daniel Sampaio: «As outras crónicas, reunidas neste volume, são uma demonstração clara da sua criatividade e da capacidade de falar dos temas do quotidiano ao leitor comum (…). Os temas são muito variados e embora o conjunto tenha grande coerência, qualquer um de nós pode ler estas crónicas como quiser, sem se preocupar em seguir uma ordem. Como terapeuta familiar, interessaram-me sobretudo as que escreveu sobre a família, pais, irmãos, avós, tios e primos, numa extraordinária galeria de personagens inesquecíveis.»
As Cinco Mães
Serafim Rodrigo Guedes Carvalho
O que é uma família?
Foz do Douro, 1923. Nasce Maria Virgínia Landim da Silva, em casa imponente da alta burguesia. Demonstra desde criança uma personalidade vincada, a firmeza de um propósito, um sentido de missão.
Foz do Douro, 2023. O maestro Miguel Serafim, filho de Maria Virgínia, aguarda com ansiedade o reencontro com um amigo de adolescência que não vê há décadas. Abraçam-se, emocionados. Têm de preparar a celebração de um aniversário muito especial. E assim começamos a percorrer uma história que se estende por um século.
Há paixões, fé e mentiras, numa galeria de personagens inesquecíveis. Juras e traições. Segredos tão fundos e inconfessáveis que nos fazem regressar constantemente à pergunta: o que é uma família?
Em múltiplos cruzamentos entre o Porto, o Minho, a Galiza e Trás-os-Montes, o romance viaja entre o nevoeiro de um passado doloroso e a força terna da união de três amigos de infância.
Talvez a amizade seja um outro nome para família.
Talvez a amizade seja um outro nome do amor.
Libertação
Sándor Márai
DOM QUIXOTE
Cerco de Budapeste, dezembro de 1944. O Exército Vermelho encontra-se nas proximidades da cidade desde novembro e está prestes a conquistar a capital húngara.
Nos dias que antecedem o Natal, uma jovem mulher de vinte e cinco anos, Erzsébet, procura refúgio para o seu pai, um famoso cientista, astrónomo e matemático que é perseguido pela Gestapo e por militantes do Partido da Cruz Flechada devido às suas conhecidas simpatias liberais. Depois de o deixar em segurança num minúsculo esconderijo subterrâneo, Erzsébet refugia-se na cave do prédio em frente, juntamente com os habitantes desse e de outros prédios das redondezas.
Aí permanece durante as quatro semanas que durará o cerco do Exército Vermelho a Budapeste.
Nesse submundo escuro, fétido e caótico, onde as pessoas se amontoam em colchões e as tensões estão ao rubro, Erzsébet nunca deixará de acreditar que a «libertação» há de vir, que os russos chegarão em breve e que tudo irá mudar. Finalmente, nas primeiras horas do dia 19 de janeiro, o primeiro soldado soviético aparece à porta do abrigo, mas nada será como Erzsébet tinha imaginado.
Nas livrarias a 31 de Outubro
As Minhas Estúpidas Intenções
Bernardo Zanonni
As Minhas Estúpidas Intenções é a história fascinante de Archy, um macho de fuinha nascido na miséria,
mutilado ainda jovem por um acidente e vendido como escravo pela mãe a um raposo usurário chamado Solomon que, considerando-o esperto, resolve ensiná‑lo a ler a Bíblia em segredo. Este conhecimento faz de Archy um milagre da zoologia, mas também um ser estranho que acaba por não encaixar em lugar nenhum.
À medida que a vida de Archy é transformada pela
descoberta da escrita – e de uma entidade bastante
ambígua chamada Deus –, ele começa paradoxalmente a ter saudades da sua velha existência guiada pelo instinto. Mas não pode desaprender o que aprendeu, nem conciliar as suas pulsões mais selvagens com dilemas éticos ou o seu desejo de transcendência com as suas necessidades animais. Escrever sobre a sua vida e passar a outros o conhecimento é a tentativa de Archy de vingar o destino a que a mãe, afinal, o quis condenar.
Vencedor de uma série de prémios no ano da sua publicação, este é um romance de estreia a todos os títulos excecional.
Tivemos de Remover este Post
Hanna Bervoets
Kayleigh está cheia de dívidas e por isso aceita um emprego como moderadora de conteúdos de uma rede social, cujo nome está absolutamente proibida de mencionar. O seu trabalho consiste em decidir, segundo regras muito apertadas e em constante mudança, que textos, vídeos ou fotos devem ser removidos da plataforma, passando grande parte dos dias a testemunhar o pior de que a humanidade é capaz. Mas Kayleigh ganha bem, é boa no que faz, arranjou amigos entre os colegas e até se apaixonou por uma delas, pelo que, pela primeira vez na sua vida, o futuro parece sorrir-lhe. Só que, de repente, um após outro, os colegas começam a entrar em colapso e a despedir-se, quando não a abraçar as mesmas causas que supostamente deviam censurar...
Ambientado no universo tóxico das redes sociais, Tivemos de Remover este Post é uma história poderosa e absolutamente pertinente sobre quem determina hoje a nossa visão do mundo. Explorando o conceito de moralidade e a forma como este se tornou completamente fluido, destaca o poder das grandes empresas tecnológicas e a forma como controlam, direta ou indiretamente, as nossas vidas.
Dentes Brancos
Zadie Smith
Conheçam os Jones, os Iqbal e os Chalfen.
Três famílias na etapa final do Século XX, todos ingleses em vários graus e com as suas vidas interligadas a todos os níveis possíveis – pessoalmente, politicamente, historicamente, geneticamente. De raças diferentes, de religiões diferentes e de diferentes lados da nunca esquecida barreira colonial, têm uma coisa em comum: um pequeno bairro no Norte de Londres onde todo o tipo de extremismo faz parte do quotidiano e os dilemas das gerações anteriores são obsessivamente remoídos pelo presente.
Atravessando todas as desgraças do século, passadas e presentes, a Ocidente e a Oriente – terramotos, nazis, motins, guerra, apocalipse e roubo de terras – Dentes Brancos é um romance inesquecível, a um tempo épico e cómico, sobre a Inglaterra multicultural.