loading gif
Loading...

Mário Mesquita


Biografia

Açoriano radicado em Lisboa desde os 17 anos, Mário Mesquita é jornalista e professor de Comunicação. Aos 21 anos ingressou nos quadros do jornal República (1971­‑1975), aos 25 era director-adjunto e aos 28 director do Diário de Notícias, cargo que deixou de exercer aos 36 anos. No jornalismo, foi também director do Diário de Lisboa (1989­‑1990), colunista do Público, do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias.
Aos 19 anos aderiu à Acção Socialista Portuguesa e, aos 23 anos, foi membro fundador do Partido Socialista, tendo participado no Congresso de Bad Münstereifel, na Alemanha Federal. Após o 25 de Abril, foi eleito deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, tendo sido um dos principais responsáveis pelo articulado da Constituição sobre a comunicação social. Em 1978, demitiu­‑se do partido, afastou­‑se da política profissional e renunciou ao mandato de deputado à Assembleia da República.
Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lovaina, ajudou a fundar a licenciatura em Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e leccionou na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na qualidade de professor convidado. Ensina na Escola Superior de Comunicação Social e na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Exerce o cargo de administrador da Fundação Luso­‑Americana para o Desenvolvimento.



Livros escritos por Mário Mesquita





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal