loading gif
Loading...

Sinopse

O Reino conta a história dos primórdios do cristianismo e de como dois homens, Paulo de Tarso e Lucas, transformaram uma pequena seita de judeus, liderados pelo seu pregador crucificado, numa religião que em três séculos minou o Império Romano e depois conquistou o mundo.

Pela mão de Emmanuel Carrère, acedemos ao mundo mediterrânico do século I, onde personagens vívidas protagonizam uma intensa agitação política e religiosa (não havia assim tanto sossego nos domínios da pax romana…). Ao mesmo tempo, habilmente entretecido na trama histórica, O Reino é também uma meditação sobre o que é verdadeiramente o cristianismo e em que medida — com a sua inversão radical de valores (os primeiros serão os últimos, os ricos serão os pobres…) — ele ainda hoje nos interpela, sejamos ou não crentes.

Carrère submerge por completo nesta história. Há 25 anos, em profunda crise existencial, tornou‑se um cristão fervoroso, um católico praticante com quem cedo deixou de se identificar. O agnosticismo, porém, não o impede de querer interpelar a fé, de querer compreendê‑la. E é isso que faz, com honestidade e sem autocensura, entrecruzando a sua história pessoal com as do apóstolo e do evangelista, ambos outrora também de carne e osso.

«A certa altura da minha vida, fui cristão. Durou três anos. Depois acabou. Assunto encerrado, portanto? Não inteiramente, uma vez que vinte anos depois senti necessidade de regressar ao tema. E os caminhos do Novo Testamento que em tempos percorri como crente, percorro‑os hoje de novo — como romancista? como historiador? Como inquiridor, digamos.»

VENCEDOR DO PRÉMIO LE MONDE 2014
MELHOR LIVRO DO ANO NA LIRE

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal