loading gif
Loading...

Luísa Dacosta - no sonho, a liberdade…



Sinopse


Trata-se de um trabalho que, de modo algum, pretende ser académico ou erudito, crítico ou de análise linguística. É apenas um olhar, despretensioso, de leitora e admiradora da escrita de Luísa Dacosta; a experiência de uma jornalista que segue o percurso literário da escritora desde 1984; uma abordagem pessoal, tendo também em conta o que viveu com a escritora, ao longo de vários anos, e o conhecimento do seu modo desassossegado de ser, e do seu pensamento irreverente.

Não se pretende analisar a obra de Luísa sob o ponto de vista literário embora, inevitavelmente, possa deambular-se, uma vez ou outra, e muito vagamente, por esse campo. O cerne de «Luísa Dacosta – “no sonho, a liberdade...”» é o de acolher o todo – quem escreve e o que escreve – numa visão meramente jornalística, mais próxima do leitor comum, colocando esta questão básica: quem é Luísa Dacosta? E partindo-se do pressuposto de que conhecendo-se aquela que escreve, melhor se compreende aquilo que escreve, atinge-se o âmago do objectivo do livro: falar da obra de um dos nomes maiores da criação literária portuguesa contemporânea, dos seus motivos, e do que ao redor dessa obra se foi construindo.

Partindo da infância, passando pela adolescência, pela juventude, pela publicação do primeiro livro até à actualidade, a ideia foi a de reunir numa só obra o saber da menina/mulher que escreve livros, por que os escreve, e como os escreve, aproveitando excertos das suas obras, para ir divagando sobre as coisas do seu universo, e aprofundar um pouco mais o seu pensamento, entremeando com alguns episódios mundanos,   procurando despertar o leitor comum para a obra desta que, à margem do mundo, é, sem dúvida,  uma das mais fascinantes escritoras portuguesas do século XX, pelo modo como usa a palavra.

Extras

Sobre a vida, a obra e o pensamento desta escritora.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Outros livros de Isabel A. Ferreira

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal