A Educação Sentimental dos Pássaros
José Eduardo Agualusa
Última edição: 2018Edição original: 2011
Quetzal Editores
Sinopse
A Educação Sentimental dos Pássaros reúne onze contos, onze histórias, onze cenários, onze possibilidades. Em comum têm uma mesma preocupação sobre a origem e a natureza do mal. Como é que o pequeno Jonas se transformou em Savimbi? O que move Hillary? Anjos e os demónios caminham entre nós e nem sempre se distinguem uns dos outros.
Com a sua sabedoria, joga com as palavras, vira as probabilidades ao contrário. É do avesso que se faz a melhor Literatura. José Eduardo Agualusa é um autor do mundo, vive entre ideias, realidades, sonhos e medos. Às vezes as histórias aparecem-lhe enquanto dorme. Nunca sabe como terminará uma personagem que lhe surgiu mesmo que seja um anjo. Ou um demónio. Esta imprevisibilidade torna-o ímpar no panorama da Grande Literatura.
Extras
«Já li e reli estes onze contos. Na minha opinião há uma ligação entre eles, ténue, como um fio invisível e quase divino. As personagens são de uma construção forte e nada próxima do banal. Não há banalidade na literatura de Agualusa.»
Patrícia Reis
«Se quase todas as narrativas partem do insólito para enfatizar a riqueza do quotidiano, há duas, precisamente as de maior fôlego, que assumem um carácter mais confessional. No conto homónimo do livro, a sobreposição de vozes acentua a densidade de um conto que nos transporta para o interior da mente do histórico líder da UNITA. Na derradeira narrativa é Hillary Rodham, a toda-poderosa esposa de Bill Clinton, que serve de pretexto para uma incursão pelos meandros da psique feminina.»
Sérgio Almeida - Jornal de Notícias