loading gif
Loading...

A Razão do Poema

Ana Casanova

2018

Sinopse

“UM PAPEL, UMA CANETA E A TUA AUSÊNCIA” (p. 25)

Ana Casanova habita o poema, esse mundo subjectivo que olha de frente, num ajuste de contas, a realidade opressiva. Ele é sua morada de solidão, lugar de permanente retorno. Para Casanova, como para Paul Celan, o poema é “uma espécie de regresso a casa” onde, lado a lado ou frente a frente, como num espelho, é voz e eco de si mesma.

Os poemas respiram, pulsam no interior dos seus sentimentos mais profundos e misteriosos, são um meio de busca do “EU” em seu labirinto, qual Fado de inquietação permanente. O poema é a natureza do “EU”, raiz e tronco e flores e fruto. O poema é pele, é corpo e sangue clamando por Luz no vazio da espera. Para a poetisa o poema é o espelho das horas em que lê e canta suas verdadeiras emoções.

A poesia surge como amparo primeiro e último em Ana Casanova que se entrega ao verso “por inteiro”, num processo bipolar de construção do poema, da depressão à euforia, sem máscaras, acompanhando o fluir das águas, vulnerável ante o tempo carrasco que sempre espreita a destruição dos sonhos pela raiz.

As palavras, em “carne viva”, em chama que luta e morre mas ressuscita, empurram o “eu-mulher” para ciladas poéticas adensadas em memórias, esperanças adiadas, nas sombras do desencanto.
O “eu poético” existe fatalmente entre fogos – do direito, a combustão que alimenta a vida na esperança repetida; do avesso, a outra chama que destrói os singulares momentos felizes.

A razão do poema, em Casanova, não é tanto “a arte”, o fio invisível e mágico que alimenta a estética, mas sim a crítica, sem o “carácter fingidor” de Pessoa. A razão do poema é também e sobretudo o Outro (amor, oh dor!), “ … Que um corpo não é apenas um corpo // É lume, nuvem, fogo, queimadura, mar, poesia.” (p.23), por isso “Um papel, uma caneta e a tua ausência” (p.25)

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Avaliações

Minay Rafael avaliou com .

Outros livros de Ana Casanova

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal