loading gif
Loading...

A Mulher de Cabelo Ruivo



Sinopse

Perto de uma pequena cidade nos arredores de Istambul, um escavador de poços e o seu aprendiz são contratados para procurar água num terreno baldio. 

À medida que escavam o poço, metro a metro, sob um calor abrasador, vai-se desenvolvendo uma forte ligação entre ambos, como se fossem pai e filho, de uma forma nunca antes sentida quer pelo homem de meia-idade e fracos recursos, quer pelo rapaz, de uma família da classe média, cujo pai desaparecera após ter sido detido por envolvimento em atividades políticas subversivas. 

Os dois trocam histórias que refletem diferentes visões do mundo e acabam por depender um do outro. 

Mas na cidade, onde se abastecem de provisões e onde procuram distrair-se ao final do dia, o rapaz encontra uma atração irresistível. 

A Mulher de Cabelo Ruivo, uma artista encantadora ligada a uma companhia de teatro itinerante, atrai o seu olhar e parece igualmente fascinada por ele. O maior sonho do rapaz é realizado e, obcecado com este arrebatamento, esquece o escavador que vem a sofrer um acidente.

O rapaz parte de regresso a Istambul e somente anos depois sabe qual o destino do seu mestre, e descobre finalmente quem era a misteriosa mulher de cabelo ruivo.

Uma envolvente história de amor, laços familiares e mistério, tradição e modernidade, escrita por umdos maiores escritores do nosso tempo vencedor do Prémio Nobel de 2006 .


A Mulher de Cabelo Ruivo foi traduzido por António Sousa Ribeiro, galardoado em 2017 com o Grande Prémio de Tradução Literária APT/SPA.

 

Extras

«A obra de Orhan Pamuk adverte-nos que devemos sempre questionar o passado, sem contudo o negar ou esquecer. A história - pessoal, imaginada, real - leva-nos a recordar, a pensar melhor…» | Financial Times

«Fascinante… uma intensa parábola política que nos diz muito sobre a Turquia atual.» | Evening Standard

«Um final que leva o leitor a reiniciar o livro.» | The Sunday Times

«Como todas as boas obras de ficção que contêm crítica política e social, este romance mostra bem que a forma de a transmitir ao leitor deve igualar o valor daquilo que é dito.» | The Guardian

«Orhan Pamuk estabelece de forma magistral o contraste entre o Oriente e o Ocidente, a tradição e a modernidade, o poder da ficção literária e a inevitabilidade do realismo… Como sempre, aborda temas de peso com um enorme talento. O resultado é impressionante e de rara beleza.» | Booklist

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Outros livros de Orhan Pamuk

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal