loading gif
Loading...

Leonardo da Vinci e as Mulheres

Kia Vahland

2019 Temas e Debates

Sinopse

Com as suas manifestações de inspiração, perspetivas visionárias, máquinas de sonho e estudos de anatomia, Leonardo da Vinci foi um espírito precursor dos tempos modernos. Mas o elemento mais importante que caracterizou o génio universal e criador da lendária Mona Lisa foi o estilo de pintura que dele fez o artista mais destacado da sua época. Kia Vahland demonstra, nesta abrangente biografia artística, como Leonardo o conseguiu: aliando-se às mulheres. Da jovem orgulhosa que é a Virgem Maria à sábia e circunspecta Mona Lisa, da dinâmica Cecilia Gallerani, pintada com o seu arminho, à benevolente Santa Ana, são as mulheres as personagens principais das suas pinturas. A feminilidade está no centro das suas ideias inovadoras sobre a história natural, a criação e as artes plásticas.
Com base na pintura e nos desenhos de Leonardo, e em textos e outras fontes históricas, Kia Vahland descreve a vida e a obra pictórica, na sua totalidade, deste artista intemporal. Conta também as histórias de importantes personalidades próximas de Leonardo, como Isabella d’Este e Lourenço de Médicis, e relata a via quotidiana e as interligações políticas do Renascimento.
Esta biografia explica como o artista quebrou convicções e, desse modo, desenvolveu uma nova visão da natureza e da arte, das mulheres e dos homens, da ciência, da religião e da política, transformando-se numa celebridade cujo significado e importância perduram ainda nos nossos dias.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal