loading gif
Loading...

Walter Scott


1771 - 1832

Biografia

Poeta, romancista e editor escocês, filho de um jurista e de Anne Rutherford, filha de um médico e professor universitário. Descendente de famílias famosas da fronteira escocesa, Scott nasceu em 1771, em Edimburgo, onde frequentou o liceu e a universidade. A sua ascendência atraiu-o desde a infância para a história dos clãs fronteiriços da Escócia, que conheceu através das suas lendas e baladas. A infância de Scott foi ainda marcada pela poliomielite, que lhe deixou marcas até ao fim da vida.

O seu gosto romântico pelo passado foi estimulado pela leitura e tradução dos poetas alemães seus contemporâneos, particularmente Bürger e Goethe. Praticou advocacia entre 1792 e 1806 e em 1808 foi nomeado funcionário da Coroa em Selkirkshire, cargo que nunca abandonou. Estreou-se nas letras com poesia narrativa de temas escoceses, com que alcançou grande popularidade. Em 1797 foram publicadas algumas das suas baladas, compostas a partir do modelo das baladas e narrativas de raiz popular da tradição escocesa, que recuperou.

O gosto de Scott pelo passado da Escócia e o seu interesse pela Idade Média, refletido no romance gótico, levaram-no a colaborar com "Monk" Lewis (Matthew Gregory Lewis) na composição das Tales of Wonder em 1801. A coletânea de baladas Ministrelsy of the Scottish Border , uma das suas obras mais relevantes, foi publicada em 3 volumes entre 1802 (vols.1 e 2) e 1803 (vol.3). A fama do autor estabeleceu-se definitivamente com a publicação do poema The Lay of the Last Minstrel em 1805, a que se seguiram Marmion (1808) e The Lady of the Lake (1810). Scott tornou-se deste modo o escritor mais popular do seu tempo.

Entre as suas diversas atividades destacam-se a colaboração com o periódico Edinburgh Review e a participação na fundação da revista Tory Quarterly em 1809. A receção menos calorosa a Rokeby (1811), Lord of the Isles (1815) e Harold the Dauntless (1817) foi determinante na orientação da sua carreira no sentido do romance histórico, a que se dedicou a partir de 1815. Foi como criador do romance histórico que Scott definiu a sua reputação e estabeleceu a sua influência posterior na literatura europeia.

Com os rendimentos provenientes da escrita, Scott mandou construir um gigantesco castelo em Abbotsford, na fronteira escocesa, em 1811. Os negócios editoriais em que Scott se envolveu com James Ballantyne resultaram em sucessivas dívidas e culminaram, com o envolvimento de Archibald Constable, na falência (1826). As dificuldades económicas posteriores e a determinação de Scott em pagar todas as suas dívidas motivaram a extensa produção literária que caracteriza os últimos anos da sua vida.

Os seus romances mais conhecidos foram escritos a partir de 1814: Waverly (1814), Guy Mannering (1815), The Antiquary (1816), Old Mortality (1816), Rob Roy (1817), The Heart of Midlothian (1818), The Bride of Lammermoor e The Legend of Montrose (1819). Todas estas obras se inspiram em episódios das lutas religiosas e dinásticas que marcaram a história da Escócia nos séculos XVII e XVIII.

A partir de 1819 Scott intensificou o seu ritmo de escrita em virtude do agravamento da sua situação económica. Datam desse período as seguintes obras: Ivanhoe (1820), The Monastery e The Abbot (1820), Kenilworth (1821), Quentin Durward (1823), St. Ronan's Well (1823) e The Talisman (1825).

A última fase da carreira de Scott inicia-se com Woodstock (1826) e The Fair Maid of Perth (1828), e termina com Castle Dangerous e Count Robert of Paris (1832) no ano da sua morte. A obra de Walter Scott está intimamente associada à afirmação da história e dos interesses da Escócia, cuja sociedade retratou através da ação individual dos seus membros num contexto definido com pormenor. Na literatura portuguesa a influência de Scott é detetável em Alexandre Herculano e Almeida Garrett (particularmente em O Arco de Santana). 

Faleceu em 1832.



Livros escritos por Walter Scott





Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal