loading gif
Loading...

João Morgado


1965

Biografia

João Morgado nasceu em 1965, na Covilhã. Considera-se um “escritor plural” pela multiplicidade de géneros da sua obra, romance, conto, novela, crónica, teatro, poesia… e pela variedade de estilos com que escreve. Destacou-se com obras contemporâneas e intimistas, mas ganhou fôlego com romances históricos, em que se destaca um romance biográfico de Camões e a Trilogia dos Navegantes, com romances biográficos de Cabral, Gama e Magalhães.

Foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, oficializada pela República Federativa do Brasil, pelo seu trabalho de investigação sobre Pedro Álvares Cabral. Recebeu ainda o Troféu “Cristo Redentor” pelo seu trabalho em prol da cultura luso-brasileira, entregue pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã – Rio de Janeiro.



Livros escritos por João Morgado




Vídeos de João Morgado




Informações adicionais

Site pessoal: www.joaomorgado.net

ENTRE OUTROS, RECEBEU OS SEGUINTES PRÉMIOS:  

ROMANCE

• Prémio Literário Ferreira de Castro 2019
• Medalha do Mérito Literário da “Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral” (Brasil), 2017
• Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’Escritas 2015
• Prémio Nacional de Literatura LIONS 2015
• Prémio Literário Alçada Baptista 2014
• Prémio Literário Vergílio Ferreira 2012
• Prémio Literário Alçada Baptista 2014
• Prémio Nacional de Literatura LIONS 2015 
• Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha
  Correntes d’Escritas 2015
• Prémio Medalha do Mérito Literário da “Ordem        
  Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral” (Brasil), 2017 

POESIA 

• Prémio de Poesia Manuel Neto dos Santos 
   2015

 

CONTO 

• Prémio Literário António Serrano 2016
• Prémio Literário Manuel da Fonseca 2020

 

OBRAS EDITADAS

Na literatura, afirmou-se com dois romances: «Diário dos Infiéis», e «Diário dos Imperfeitos». Obras reeditadas pela Casa das Letras (Grupo LEYA) e adaptadas ao teatro pela ASTA – Associação de Teatro e outras Artes.

A sua incursão no romance histórico deu-se com a obra «VERA CRUZ», um romance histórico sobre a vida desconhecida de Pedro Álvares Cabral e que apresenta uma nova versão sobre as verdadeiras razões que o levaram a desviar a frota e chegar a um novo continente, e tomar oficialmente para Portugal as que são hoje as terras do Brasil.

O romance «VERA CRUZ» serviu ainda de base a uma sinfonia para Orquestra Sinfónica, com Coro e Soprano. Uma obra composta pelo maestro João Pedro Delgado, que teve a direcção da orquestra do maestro Gustavo Delgado e Dora Rodrigues como soprano convidada. Os músicos da orquestra selecionados entre oito escolas de música do distrito de Castelo Branco. A estreia ocorreu a 21 de Maio, no TMG - Teatro Municipal da Guarda.

Lançou «ÍNDIAS», um romance biográfico dedicado a Vasco da Gama, o herói imperfeito, que foi odiado por todos mas amado por D. Manuel I e ficou na história de Portugal por ter sido o primeiro navegante a chegar às Índias das especiarias.

«O Livro do Império» é um regresso ao séc. XVI, ao reinado de D. Sebastião em vésperas de Alcácer-Quibir, para descobrir um Camões humanizados a terminar a sua obra, "Os Lusíadas", que será salva... pela Inquisição!

Entre os livros publicados, destacamos ainda «Meio-Rico», contos, 2011; «Pássaro dos Segredos», conto ilustrado, 2014; «Para Ti», poesia, 2014, «Porto de Saudade, 2015, e «O Céu do Mar» em 2016.

Comentários


Ainda não existem comentários para este questionário.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal