Loading...

Filipa de Lencastre: A Rainha que Mudou Portugal



Sinopse

Filipa de Portugal morreu de peste negra, tal como a sua mãe, a 15 de Julho de 1415. Com 55 anos. No dia 25 partiam de Lisboa 240 embarcações e um exército de 20 mil homens, entre os quais D. Duarte, o Infante D. Henrique e D. Pedro. A Praça de Ceuta caía cerca de um mês depois. D. Filipa não esperaria outra coisa dos seus filhos… Mulher de uma fé inabalável, conhecida pela sua generosidade, empreendedora e determinada a mudar os usos e costumes de uma corte tão diferente da sua, Filipa de Lencastre deu à luz, aos 29 anos, o primeiro dos seus oito filhos. A chamada Ínclita Geração, que um dia, como ela, partiria em busca de novos mundos e mudaria para sempre os destinos da nação. Frei John, o tutor já tinha previsto o seu destino nas estrelas. Nasceu Phillipa of Lancaster, filha primogénita de John of Gaunt, mas aos 29 anos deixou para trás a sua querida Inglaterra para se casar com D. João I de Portugal. A 11 de Fevereiro de 1387 o povo invadiu as ruas da cidade do Porto para aclamar carinhosamente D. Filipa de Lencastre, Rainha de Portugal. Num romance baseado numa investigação histórica cuidada, Isabel Stilwell conta-nos a vida de uma das mais importantes rainhas de Portugal. Desde a sua infância em Inglaterra, onde conhecemos a corte do século XIV, à sua chegada de barco a Portugal onde somos levados numa vertigem de sentimentos e afectos, aventuras e intrigas.

Comentários


A mostrar os últimos 20 comentários:

Maria Manuela da Silva Moreira, 2008-08-03 11:15:33

Muito bem escrito. Dá-nos uma dimensão real da época, com um enquadramento muito fidedigno.
Ninguém melhor do que a autora para nos contar esta história, já que conhece muito bem a história e a cultura inglesas mas, também por esse facto, nota-se talvez de uma forma vincada demais a distância cultural entre ingleses e portugueses, que talvez seja exacta, ou talvez não!

Carla Guimaraes Cunha, 2007-09-20 18:49:27

Um dos melhores romances hsitóricos que já li! A linguagem entre as personagens não será fiel à época, mas por isto mesmo se torna o livro mais apelativo, porque nos aproxima daquele tempo. Parece-me de uma grande realismo, mas acima de tudo é um livro muito humano, que relata as pessoas da época como nós - com os mesmos sentimentos, algrias e tristezas. Muito bom!!

Outros livros do mesmo autor

Voltar

Top 10 de vendas

Novidades

Questão

Qual a secção do Portal da Literatura de que mais gosta?

Livros 47.74 %
Poesia 17.09 %
Também Escrevo 13.07 %
Escritores 10.05 %
Pensamentos 4.02 %
Adivinhas 2.51 %
Provérbios 2.51 %
Editoras 2.01 %
Vídeos 1.01 %

199 voto(s) até ao momento

Para poder votar é necessário estar registado no Portal da Literatura.
Registe-se

Este website contém 2911 autores e 7049 obras.

Subscreva a Newsletter do Portal da Literatura

E recebe os destaques e as novidades no seu email.