Sinopse
Em 1982, ao mesmo tempo que abandonava o lugar à frente dos destinos do clube de jazz e que tomava a decisão de se dedicar à escrita, Haruki Murakami começava a correr. No ano seguinte, abalançou-se a percorrer sozinho o trajecto que separa Atenas da cidade de Maratona. Depois de participar em dezenas de provas de longa distância e em triatlos, o romancista reflecte neste livro sobre o que significa para ele correr e como a corrida se reflectiu na sua maneira de escrever. Os treinos diários, a sua paixão pela música, a consciência da passagem do tempo, os lugares por onde viaja acompanham-no ao longo de um relato em que escrever e correr se traduzem numa forma de estar na vida.
Diário, ensaio autobiográfico, elogio da corrida, de tudo um pouco podemos encontrar aqui. Haruki Murakami abre o livro das confidências (e a sua alma) e dá a ler aos seus fiéis leitores uma meditação luminosa sobre esse ser bípede em permanente busca de verdade que é o homem
Críticas ao livro " Auto-Retrato do Escritor Enquanto Corredor de Fundo "
Fonte:
Bárbara Reis, Público
«Haruki Murakami, o mais célebre escritor japonês vivo, já contou a história muitas vezes: quando tem uma ideia, começa a escrever. Não monta uma estrutura, não faz um esqueleto, não se prepara. Senta-se e escreve, simplesmente.»
Fonte:
Publishers Weekly
Extremamente pessoal, sincero e comovente.
Fonte:
New York Sun
Altamente recomendado.