loading gif
Loading...

Madame Bovary



Sinopse

 

Ainda hoje, mais de 150 anos depois de ter vindo ao mundo, milhões de Bovarys por essas cidades fora choram e desesperam como chorou e desesperou a heroína deste romance. Atolada na mediocridade da vida quotidiana, entre um marido com poucas qualidades e uma solidão que a verga, Emma Bovary vai procurar no adultério a fuga de uma existência entediante. De sonho em sonho, de esperança em esperança, até à ruína final. Quem nunca foi Bovary? Quando apareceu, rebentou o escândalo, o autor chegou a sentar-se no banco dos réus, acusado de atentado à moral. Não admira, a crítica aos costumes e à sociedade é impiedosa. Lida, comentada e reverenciada deste então, Bovary foi posta ao lado de Hamlet, Quixote ou Ulisses na galeria das grandes personagens da literatura universal. É uma obra do cânone literário ocidental, cujo impacto e influência foram de tal ordem, que acabou por obliterar a restante obra do escritor.

 

Comentários


A mostrar os últimos 20 comentários:

Ana Espada , 04/08/2016 15:50

Tinha dúvidas se há muitos, muitos anos tinha lido este livro mas conclui que não.
O livro tem uma letra miudinha (anos 50 e 60 as pessoas deviam ter melhor visão que agora – a mancha desta edição é complicada para os meus olhos) mas na página 24, com a fluidez e captação do escritor, decido que vou ler custe o que custar. A verdade pensei em colocar de parte e procurar uma edição mais adequada á minha idade visual mas fui sem parar até porque me foi algo difícil encontrar este livro.
Um livro que também representa uma sociedade rural francesa de época, incluindo os conceitos de educação e de puericultura, o que me é sempre atrativo.
“Eu, por mim, acho que são as próprias mães que devem ensinar os filhos. É uma ideia de Rousseau, talvez ainda uma novidade, mas que há-de afinal triunfar, estou certo disso, como a amamentação maternal e a vacina” (p. 197)
Gustavo Flaubert é também irónico. Inteligentemente irónico.
A história de Madame Bovary entra numa fase tão vertiginosa que começamos a perguntar-nos em que é que isto tudo vai parar. E talvez só possa ir mesmo para onde vai… acaba por não ser surpreendente.

0 0

Avaliações

Renatha Correa avaliou com .
Amélia Macedo avaliou com .

Quem gostou deste livro também gostou de:

Voltar

Área de utilizador

Top 10 de vendas

Novidades

Faça o login na sua conta do Portal