loading gif
Loading...

Tarass Bulba



Sinopse

A primeira grande obra de Nikolai Gogol foi esta novela que se desenrola numa Ucrânia dividida entre o domínio Russo e Polaco.

Regressados de Kiev, Tarass Bulba e os seus dois filhos, Ostap e Andriy, vêm indignados com o regime de paz podre imposto por um tratado de paz caduco que permite que o católico rei polaco com a ajuda dos mercadores judeus, sujeitem as populações de cristãos ortodoxos ocupadas a uma exploração inenarrável. Ostap, como o pai, é um cossaco irrascível com apetites bélicos e sede de aventura mas Andriy desenvolveu uma paixão pela cultura e pela educação, para não falar de uma paixão pela jovem filha do governador polaco de Kiev.

Tarass Bulba e Ostap arrastam Andriy e sublevam o acampamento dos soldados cossacos incentivando-os a romper o tratado de paz. Nas várias aventuras que se seguem, o cerco do castelo de Dubno é o momento da verdade para o jovem Andriy quando descobre que a sua amada está no castelo e, como boa parte da população, a morrer de fome e sede. O que se segue é uma ruptura familiar que espelha a divisão do país e termina num conflito sangrento.

Esta edição integra a primeira versão da obra que foi condenada e censurada pelas entidades estatais russas por ser "demasiado ucraniana" e a versão posterior (e mais alargada) numa edição única a nível europeu.

Críticas ao livro " Tarass Bulba "

Fonte: Observador, por João Pedro Vala

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal