loading gif
Loading...

A Caverna



Sinopse

Uma pequena olaria, um centro comercial gigantesco... Um mundo em rápido processo de extinção, outro que cresce e se multiplica como um jogo de espelhos onde não parece haver limites para a ilusão enganosa. Este romance fala de um modo de viver que vai sendo cada vez menos o nosso e assoma-se à entrada de um brave new world cujas consequências sobre a mentalidade humana são cada vez mais visíveis e ameaçadoras. Todos os dias se extinguem espécies animais e vegetais, todos os dias há profissões que se tornam inúteis, idiomas que deixam de ter pessoas que os falem, tradições que perdem sentido, sentimentos que se convertem nos seus contrários... Fim de século, fim de milénio, fim de civilização.
Uma família de oleiros compreende que deixou de ser necessária ao mundo. Como uma serpente que despe a pele para poder crescer noutra que mais adiante se há-de tornar pequena, o centro comercial diz à olaria: "Morre já não preciso de ti ".
Em A Caverna José Saramago enfrenta-se ao processo acelarado de desumanização que estamos vivendo. Com os dois romances anteriores Ensaio Sobre a Cegueira e Todos os Nomes - este novo livro forma um tríptico em que o Autor deixou inscrita a sua visão do mundo actual, da sociedade humana tal como a vivemos. Não mudaremos de vida se não mudarmos a vida.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Avaliações

Pedro Pinto avaliou com .
isabel amaral avaliou com .
Renatha Correa avaliou com .
Daniela Mendes avaliou com .
Luís Santos avaliou com .
Maria Santos avaliou com .

Favoritos

Tânia Silva adicionou aos favoritos
Pedro Pinto adicionou aos favoritos
isabel amaral adicionou aos favoritos
Luís Santos adicionou aos favoritos
Maria Santos adicionou aos favoritos

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal