loading gif
Loading...

Memórias Póstumas de Brás Cubas

Machado de Assis

2010 Publicações Dom Quixote

Sinopse

Memórias Póstumas de Brás Cubas representa um marco decisivo tanto no desenvolvimento da obra do seu autor como na evolução da literatura brasileira. Rompendo com o estilo Romântico dos anteriores livros de Machado de Assis, é considerado o romance inaugural do Realismo brasileiro.
Publicado originalmente em folhetim, em 1880, na Revista Brasileira, saiu em livro em 1881, causando espanto à crítica da época: a obra era extremamente ousada do ponto de vista formal e apresentava as mais radicais experimentações na prosa brasileira até então, rompendo definitivamente com as fórmulas consagradas pelo Romantismo. Narrado por um defunto, o romance apresenta uma visão irónica do mundo e das pessoas, numa crítica mordaz à hipocrisia reinante. Livre e descomprometido com a sociedade, Brás Cubas, o narrador, revela e analisa não só os motivos secretos do seu próprio comportamento como também põe a nu as hipocrisias e vaidades das pessoas com quem conviveu. Um retrato da elite carioca do final do século xix: uma burguesia rica com anseios de nobreza.
Fiel ao humor, à ironia e também à liberdade do texto machadiano, e antecipando procedimentos modernistas e descobertas da psicanálise, Memórias Póstumas de Brás Cubas elevou a literatura brasileira a um patamar que esta jamais havia atingido.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Avaliações

José Marques avaliou com .
Elizete Pereira avaliou com .
Nuno Mocho avaliou com .
Renatha Correa avaliou com .
Henrique Alves avaliou com .
Juliana avaliou com .
Carlos Porfirio avaliou com .

Favoritos

Vitor Boavida adicionou aos favoritos
Elizete Pereira adicionou aos favoritos
Joao Lustosa adicionou aos favoritos
Marília Barros adicionou aos favoritos
Henrique Alves adicionou aos favoritos
Carlos Porfirio adicionou aos favoritos

Outros livros de Machado de Assis

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal