loading gif
Loading...

Lendas Tradicionais Portuguesas

Vários

2021 Guerra & Paz

Sinopse

Num país com quase 900 anos de História, muitas são as estórias que nos chegaram pela boca dos nossos avós, que as ouviram dos avós deles à volta das fogueiras em que se aquecia a noite e se fumavam os enchidos da aldeia. Apelidadas de lendas, essas estórias fantásticas, quase sempre com uma base factual, marcaram a História de Portugal e deram inclusive origem aos nomes de algumas das nossas localidades. 

Como contributo para perpetuar essa tradição oral e celebrar a memória colectiva, a Guerra e Paz Editores, com o apoio do Grupo Cofina, publica Lendas Tradicionais Portuguesas, livro que, divulga e valoriza uma parte deste património imaterial tão rico, centrando-se, em particular, nas lendas de amor, por vezes felizes, outras vezes trágicas, mas aqui incluídas pela sua beleza ou curiosidade.

Pelo enlevo dos seus enredos, as lendas – do latim legenda, «coisas que devem ser lidas» – transportam-nos a um tempo sem tempo, para um mundo que apenas conhecemos pela mão de príncipes e princesas, de mouras encantadas, de amantes desencontrados e amores proibidos, como o do infante D. Pedro e de D. Inês de Castro, aia da sua mulher D. Constança Manuel.

Lendas Tradicionais Portuguesas incluem narrativas originárias de todos os distritos de Portugal e regiões autónomas de Portugal. Desde as mais conhecidas, como a da lagoa das Sete Cidades, da ilha de São Miguel, a outras talvez menos divulgadas, mas igualmente preciosas, como a da «cabeça da velha», da serra da Peneda, ou a de D. Rodrigo de Mascarenhas, de Loulé.

Um obra de divulgação da cultura popular portuguesa, que vai querer partilhar com familiares e amigos ou nas redes sociais. Perpetue a tradição oral e celebre a memória colectiva do nosso país.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Outros livros de Vários

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal