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Fernando Namora


1919 - 1989

Biografia

Fernando Namora (Condeixa-a-Nova, 15 de Abril de 1919 - Lisboa, 31 de Janeiro de 1989) de nome completo Fernando Gonçalves Namora, médico e escritor português, foi autor de uma extensa obra que, durante os anos 70 e 80, foi das mais divulgadas e traduzidas.

Licenciado em Medicina (1942) pela Universidade de Coimbra, pertenceu à geração de 40, grupo literário que reuniu personalidades marcantes como Carlos de Oliveira, Mário Dionísio, Joaquim Namorado ou João José Cochofel, moldando-o certamente como homem, à semelhança do exercício da profissão médica, primeiro na terra natal depois nas regiões da Beira Baixa e Alentejo, em locais como Tinalhas, Monsanto e Pavia, até que, em 1950, acabaria por se instalar em Lisboa - onde, curiosamente, muito jovem chegou a estudar no Liceu Camões -, como médico assistente do Instituto Português de Oncologia.

O seu volume de estreia foi Relevos (1937), livro de poesia, porventura sob influência de algumas figuras da Presença. Mas já publicara em conjunto com Carlos de Oliveira e Artur Varela, um pequeno livro de contos Cabeças de Barro. É, contudo, em (1938) que surge o seu primeiro romance As Sete Partidas do Mundo galardoado com o Prémio Almeida Garrett no mesmo ano em que recebe o Prémio Mestre António Augusto Gonçalves, de artes plásticas - na categoria de pintura. Ainda estudante e com outros companheiros de geração, envolve-se no projecto do Novo Cancioneiro (1941), colecção poética de 10 volumes que principia com o seu livro-poema Terra, considerado por muitos como o advento do neo-realismo, um ponto de viragem na literatura portuguesa. Na mesma linha estética, embora em ficção, é lançada a colecção dos Novos Prosadores (1943), pela Coimbra Editora, com os romances Fogo na Noite Escura, do biografado, Casa na Duna, de Carlos de Oliveira, Onde Tudo Foi Morrendo, de Vergílio Ferreira, Nevoeiro, de Mário Braga ou O Dia Cinzento, de Mário Dionísio, entre outros e nesta sequência.

Com uma obra literária que se desenvolve ao longo de cinco décadas, é de se assinalar a precoce vocação para a escrita, de feição naturalista e poética, tal como a importância dos anos de formação em Coimbra, mais as suas tertúlias e movimentos estudantis. Ao dar-se o amadurecimento estético do neo-realismo, trilharia novos caminhos, por via de uma interpretação pessoal da narrativa, situando-se entre a ficção e a análise social. Os muitos textos que escreveu, nos diferentes períodos ou fases da vida, apresentam retratos com aspectos de picaresco, observações naturalistas e algum existencialismo. Independentemente do enquadramento, Namora foi um escritor dotado de uma profunda capacidade de análise psicológica, inseparável de uma grande sensibilidade e linguagem poética. Escreveu, para além de obras de poesia e romances, contos, memórias e impressões de viagem, com destaque para os cadernos de um escritor, que proporcionam um diálogo constante com o leitor, a abertura a outras culturas, terras e gentes, tal como a visão de um mundo em transformação, de uma nova realidade emergente, assim expressa em Estamos no Vento (de Fevereiro de 1974).

Entre os muitos títulos que publica em prosa contam-se Fogo na Noite Escura (1943), Casa da Malta (1945), As Minas de S. Francisco (1946), Retalhos da Vida de um Médico (1949 e 1963), A Noite e a Madrugada (1950), O Trigo e o Joio (1954), O Homem Disfarçado (1957), Cidade Solitária (1959), Domingo à Tarde (1961, Prémio José Lins do Rego), Os Clandestinos (1972), Resposta a Matilde (1980) e O Rio Triste (1982, Prémio Fernando Chinaglia, Prémio Fialho de Almeida e Prémio D. Dinis). Ou, as biografias romanceadas de Deuses e Demónios da Medicina (1952). Além dos títulos já referidos, publicou em poesia Mar de Sargaços (1940), Marketing (1969) e Nome para uma Casa (1984) . A sua produção poética seminal forma uma antologia 1959, intitulada As Frias Madrugadas. Escreveu também narrativas romanceadas, sobre o mundo e a sociedade, anotações de viagem e reflexões críticas, em Diálogo em Setembro (1966), Um Sino na Montanha (1970), Os Adoradores do Sol (1972), Estamos no Vento (1974), A Nave de Pedra (1975), Cavalgada Cinzenta (1977), URSS, Mal Amada, Bem Amada e Sentados na Relva, ambos de (1986). Porém, foram romances como osRetalhos da Vida de um Médico, O Trigo e o Joio, Domingo à Tarde, O Homem Disfarçado ou O Rio Triste, que mereceram sucessivas traduções em várias línguas, tendo inclusive, em 1981, sido proposto para o Prémio Nobel da Literatura, pela Academia das Ciências de Lisboa e pelo PEN Clube.

Se quisermos contextualizar, sistematizar a sua obra em fases distintas de criação literária, podemos identificar: (1) o ciclo de juventude, principalmente enquanto estudante em Coimbra, coincidente com o livro-poema Terra e o romance Fogo na Noite Escura; (2) o ciclo rural, entre 1943 e 1950, representado pelas novelas Casa da Malta (escrita em 8 dias) e Minas de San Francisco, ou pelos romances A Noite e a Madrugada, O Trigo e o Joio sem esquecer os Retalhos da Vida de um Médico, cuja edição espanhola (1ª tradução) apresenta o prefácio de (Gregório Marañón); (3) o ciclo urbano, coincidente com a sua vinda para Lisboa, marcado pela solidão e vivências do quotidiano, e que se terá reflectido no romance O Homem Disfarçado, em Cidade Solitária ou no Domingo à Tarde; (4) o ciclo cosmopolita, ou seja, dos cadernos de um escritor, balizado no final dos anos 60 e década de 70, devido às viagens que fez, nomeadamente à Escandinávia, e pela sua participação nos encontros de Genebra; (5) o ciclo final, entre a ficção contemporânea, onde se insere o romance O Rio Triste ou Resposta a Matilde, intitulado pelo próprio divertimento, e as reflexões íntimas de Jornal sem Data (1988).

Sendo talvez uma das suas obras mais conhecidas, Retalhos da Vida de um Médico, foi a primeira a ser adaptada ao cinema, por intermédio do realizador Jorge Brum do Canto (em 1962, filme seleccionado para o Festival de Berlim), seguindo-se a série televisiva, da responsabilidade de Artur Ramos e Jaime Silva (1979-1980).

O Trigo e o Joio foi adaptado para o cinema em 1965, por Manuel Guimarães, com Manuel da Fonseca. Do mesmo realizador, para televisão e em 1969, tem-se Fernando Namora.

Domingo à Tarde (seleccionado para o Festival de Veneza), foi realizado por António de Macedo em 1965 e contou com actores como Isabel de Castro, Ruy de Carvalho e Isabel Ruth.

Em 1975, surge Fernando Namora – Vida e Obra, realizado por Sérgio Ferreira.

A Noite e a Madrugada, de 1985, deve a sua realização a Artur Ramos. Resposta a Matilde, de 1986, foi adaptado a televisão por Dinis Machado e Artur Ramos', com a participação de Raúl Solnado e Rogério Paulo. Em 1990, regista-se O Rapaz do Tambor, curta metragem de Vítor Silva.



Livros escritos por Fernando Namora




Poemas escritos por Fernando Namora

A Mais Bela Noite do Mundo

Alheamento

Aves

Balada de Sempre

Burgo

Cais

Clandestinidade

Coisas, Pequenas Coisas

Derramado

Indução

Intervalo

Intimidade

Marketing

Nocturno

Nome Para Uma Casa

Nota Discordante

O Casulo

Ó Noite, Coalhada nas Formas de um Corpo de Mulher

Pelicano

Pergunta

Pilotagem

Poema Cansado de Certos Momentos

Poema da Hora Escoada

Poema da Utopia

Poema de Amor

Poema para Iludir a Vida

Por Todos os Caminhos do Mundo

Profecia

Terra - 24

Terra - 3

Terra - 7

Todos os Caminhos me Servem

Um Poema Que Se Perdeu

Um Segredo



Informações adicionais

Web site do autor: http://fernando-namora.blogspot.com

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