loading gif
Loading...

O Vento Assobiando Nas Gruas

Lídia Jorge

2002 Publicações Dom Quixote

Sinopse

O oitavo romance de Lídia Jorge foi publicado em 2002, por Publicações Dom Quixote. Obra extensa, com 538 páginas na versão original, a sua acção desenvolve-se em torno da relação entre Milene e Antonino Mata, figuras-chave no embate entre duas famílias de estruturas diferentes, numa sociedade em mudança. Na badana da primeira edição pode ler-se -  O Vento Assobiando nas Gruas é um livro ancorado sobre dois mundos – um mundo contemporâneo, envolvido com a transformação acelerada da Terra, movido pelo sentido selvagem do futuro, e um outro mais antigo, onde a história duma velha fábrica se cruza com a sorte de uma família numerosa, recém-chegada de África. Dois mundos, à primeira vista irreconciliáveis, e no entanto, a aproximá-los, por obra do acaso, caminha desde a primeira página a figura de Milene Leandro, a rapariga singular, para quem tudo nasce pela primeira vez, e que na simplicidade do seu juízo, acabará por obrigar os outros à revelação de si mesmos…”  Milene é a figura central, sendo inclusive através dos seus olhos que o leitor entra na narrativa. O Vento Assobiando nas Gruas tem sido entendido como o livro em que a autora melhor clarifica a sua obsessão pelo confronto entre o bem e o mal, através do embate que cria entre os carrascos e as suas vítimas mudas.

Lídia Jorge obteve com este livro o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, 2003, o Prémio Correntes d’Escritas/Casino da Póvoa de  02004, e foi ainda na sequência da sua publicação na Alemanha que lhe foi atribuído o Prémio Albatroz da Fundação Günter Grass,  pelo conjunto da obra

Encontra-se traduzido na Alemanha pela Shurkamp Verlag, em França pelas Éditions Métailié e em Israel pela editora Hakibbutz.

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Avaliações

Caroline Zollner avaliou com .
joaquim silva avaliou com .
Carlos Porfirio avaliou com .

Favoritos

joaquim silva adicionou aos favoritos
Carlos Porfirio adicionou aos favoritos

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal